Que mundo estamos contruindo?

Olá minha belezuras! Esse final de semana prolongado que tivemos (POR CONTA DO FERIADO NA QUINTA.) Fez com que passasse mais tempo com minha família, inclusive com meus primos pequenos. É sempre bom estar perto de crianças, é um momento mais leve, mais “puro”, mais ingênuo, não é verdade? Afinal todos nós sabemos que crianças são muito sinceras, até quando não deveriam ser tanto… É sempre bom conversar com uma criança, você acaba abrindo a cabeça para os assuntos. Com essa minha filosofia de que as crianças são ótimos formadores de opnião, lá estava eu em pleno sábado a tarde conversando com meu priminho Leandro.

ImagemEsta pessoinha aí em cima.

Bem, estava olhando algumas fotos que já utilizamos tanto aqui, quanto na página do facebook. Eram mulheres acima do peso mas que eram extremamente lindas, rostos maravilhosos, peles maravilhosas, enfim. Eram lindas, porém gordas. Leandro curioso, como toda criança é, me veio perguntar o que eu estava olhando e eu prontamente respondi.

– Estou olhando fotos de mulheres bonitas, elas não são bonitas?

Ele que sempre responde tudo na lata, se calou. Insisti, e perguntei novamente. Ele meio sem saber como explicar começou a usar as mãos para mostrar o que estava errado na minha avaliação com relação a beleza daquelas mulheres. Ele colocava as mão como concha sobre as bochechas e dizia:

– É que elas são meio, assim…

E colocava as mãos novamente sobre as bochechas e fazia bico, querendo mostrar que elas eram “cheias” como ele mesmo depois falou.

Eu comecei a conversar com ele e perguntei o porque delas serem feias, perguntei se ele achava que só por alguém ser gordo essa pessoa já se tornava automaticamente feia. Depois de um tempo ele começou a mudar o que estava dizendo, talvez porque quando mostrei as fotos pedi pra ele examinar o rosto daquelas mulheres, pedi para que ele visse o olhar de confiança delas, e que ele me dissesse se ainda continuava as achando feias. Ou talvez, ele tenha começado a mudar seu discurso simplesmente porque ele é “Maria vai com as outras”. Depois que ele foi embora lá de casa comecei a analisar aquilo que se passara. Fiquei pensando em quando eu era criança, já que sempre fui uma pessoa gorda. Fui uma bebe, criança, adolescente e hoje sou uma adulta gorda. E sempre convivi com opiniões como essa de Leandro nos meus coleguinhas de classe, que justamente como a dele, foram disseminadas ainda quando criança. Tá certo que na minha época de escola ainda pouco se falava sobre o bullying, e em como apelidos, estereótipos, podem prejudicar a formação de uma criança. Mas nos dias atuais o que mais se fala é sobre isso. Eu como educadora, estudante de licenciatura vejo todos os dias crianças que vivem com essa violência, seja na escola ou nas próprias casas. Com mães que educam os filhos dizendo:

– Vamos comer verdura filha, você não quer ficar gorda e feia, né?

Fiquei preocupada com o garoto, e o homem que Leandro vai ser. E de todas as crianças que tem as mesmas ideias que Leandro. É obvio que esse tipo de ideologia de beleza não está inerente a ele e nem a nenhuma outra criança. É a sociedade em que vivemos que constrói mentes limitadas, e preconceituosas. Essas mentes infelizmente são construidas desde as primeiras palavras.

Vocês já assistiram “A pequena Miss Sunshine” ? Se não assistiram, assistam e de preferência assistam com seus filhos e filhas pequenos.

pequena-miss

Sabe de uma coisa? Eu quero uma sociedade onde o peso de uma pessoa não interfira em sua beleza e em seu caráter. Eu quero uma sociedade onde as crianças possam aprender desde cedo, que as diferenças são legais! Eu quero uma sociedade em que a escola e a família caminhem lado a lado na construção da índole de uma criança. Vamos pensar direitinho no que estamos fazendo para que a nossa triste realidade, um dia se torne essa sociedade que tanto queremos.

Deixe um comentário

